Duvidas?

Encontre respostas para suas perguntas.

IDHA EMBALAGENS

O que é a IDHA Embalagens?

A IDHA é um sistema para a gestão integrada da circulação de embalagens retornáveis. 

A plataforma é a maneira mais simples e segura de transferir a posse de embalagens retornáveis entre pessoas e empresas, ao longo da comercialização de um produto.

Quais são os benefícios da IDHA Embalagens?

Além de simplificar o controle da movimentação de suas embalagens, a plataforma:

  • Isenta você dos riscos de transferir embalagens para terceiros;
  • Protege o seu investimento, através da inspeção dos prestadores de serviço responsáveis por armazenar e higienizar as caixas;
  • Permite que usuários finais realizem negócios sem a obrigação de comprar embalagens;
  • Potencializa o uso de embalagens retornáveis na distribuição de alimentos;
  • Promove a sustentabilidade do sistema e o uso responsável das caixas.
Quais são os benefícios do uso de embalagens retornáveis?

Os benefícios das embalagens retornáveis alcançam não só produtores, atacadistas e varejistas envolvidos no processo, mas toda a sociedade:

  • Embalagens mais resistentes, que contribuem para a oferta de produtos com mais qualidade e durabilidade;
  • Redução do desperdício de alimentos;
  • Redução de custos com embalagens, se comparado com caixas novas de madeira ou papelão;
  • Padronização do peso e tamanho das embalagens, facilitando as métricas de negociação;
  • Melhoria no transporte e na logística;
  • Sustentabilidade a partir da reutilização de uma mesma embalagem diversas vezes;
  • Preservação ambiental em função da diminuição do uso de caixotes de madeira.
Para quem é a IDHA Embalagens?

A plataforma foi desenvolvida para pessoas e empresas envolvidas no uso de embalagens retornáveis, no mercado atacadista de frutas e legumes. 

Produtores, embaladores, atacadistas, distribuidores, supermercados, sacolões e restaurantes são exemplos de usuários que fazem parte desta cadeia.

  • A IDHA Embalagens é uma plataforma integrada com outros prestadores de serviço. Antes de realizar o cadastro verifique se já atuamos na CEASA, entreposto ou rede de distribuição em que você é cliente.
  • É possível implantar nossas soluções em outros tipos de mercado que utilizem embalagens e utensílios retornáveis. Para saber mais, entre em contato através do email contato@idha.com.br.
Qual o papel dos higienizadores?

Os higienizadores são empresas parceiras da IDHA, responsáveis por higienizar, armazenar e distribuir as embalagens para novo uso. 

Nas centrais de abastecimento (CEASAS), eles são essenciais para o processo logístico e para a garantia da segurança alimentar e produtiva de frutas e legumes.

Como funciona?
  1. A plataforma conecta os diversos usuários de uma embalagem padrão; 
  2. As embalagens são trocadas por créditos: você transfere uma caixa para outro usuário e ele envia um crédito eletrônico para você;
  3. O crédito tem o valor de uma caixa e pode ser utilizado para: 
    1. Recuperar embalagens em um higienizador cadastrado; 
    2. Adquirir produtos embalados em caixas retornáveis.
  4. Cada usuário só é responsável pelas embalagens que estão em sua posse. Caixas transferidas para terceiros representam créditos em conta;
  5. Os usuários finais recuperam ou adquirem créditos quando entregam as embalagens nos higienizadores;
  6. Os usuários iniciais utilizam créditos para retirar embalagens nos higienizadores;

Para fazer parte do sistema é preciso possuir embalagens ou limite de crédito.

Preciso de um smartphone para ser cliente da IDHA?

É o ideal, mas não é obrigatório. Com um smartphone em mãos você pode usufruir de todos os serviços e do controle completo que o aplicativo proporciona, em tempo real. Além disso, a plataforma também pode ser acessada via computador ou pelas estações de apoio IDHA e usuários cadastrados podem solicitar uma carteirinha, que possibilita transações sem o uso do smartphone.

  • Estações de apoio são locais nas CEASAS em que atuamos. Lá, você pode acessar sua conta, averiguar seu saldo, realizar transferências, confirmar operações pendentes, entre outros serviços.
Quais são os custos?

São três tipos de tarifa:

  • Tarifa de uso:

É o valor pago pelos higienizadores para a IDHA por retirada de embalagem realizada pelos usuários. Este é o único custo indispensável para usufruir da plataforma.

Importante: a tarifa de uso não representa o custo total de uma retirada de embalagens. Também será adicionado o valor do serviço prestado pelos higienizadores, que varia de empresa para empresa e é composto por custos com armazenagem, higienização, reposição das embalagens danificadas e outros serviços à parte.

  • Tarifa de antecipação:

É o valor pago quando o usuário deseja antecipar uma compensação de crédito. A tarifa de antecipação é composta pelos custos com remuneração do fundo investidor e gestão da IDHA.

  • Tarifa de atraso:

É o valor pago quando o usuário excede o prazo de uso do limite de crédito. A tarifa de atraso é composta pelos custos com remuneração do fundo investidor e gestão da IDHA.

Onde a IDHA Embalagens atua?

A plataforma está sendo implantada, inicialmente, na CEASA contagem, em Minas Gerais. Mas esse é só o primeiro passo de um projeto em expansão. Em breve, será possível usufruir os benefícios da IDHA Embalagens em várias CEASAS do país.

Na CEASA em que sou cliente, ainda não há a plataforma IDHA Embalagens. É possível que ela seja implantada aqui?

Sim, faz parte dos planos da IDHA expandir soluções para todas as CEASAS do país. 

Para conversar sobre a implantação do sistema em seu mercado, entre em contato conosco através do WhatsApp (31) 9 9952-0952 ou por email contato@idha.com.br.

É possível implantar a plataforma IDHA em outros tipos de mercado que fazem uso de embalagens e utensílios retornáveis?

Sim. A IDHA Embalagens é uma plataforma inteligente e flexível, podendo ser ajustada para atender às necessidades de diferentes mercados. 

Para saber mais entre em contato conosco através do WhatsApp (31) 9 9952-0952 ou por email contato@idha.com.br.

SOBRE O USO

Como me torno um usuário?

Realize o cadastro no aplicativo ou no site. Depois, acesse o ambiente de embalagens e solicite a abertura de sua conta. 

Será feita uma breve análise de identidade e pronto! Logo você será avisado por email e pelo aplicativo e sua conta será ativada.

  • A IDHA Embalagens é uma plataforma integrada com outros prestadores de serviço. Antes de realizar o seu cadastro verifique se já atuamos na CEASA ou entreposto em que você é cliente.
Qual o meu perfil de usuário?

Ao realizar o cadastro, é necessário selecionar o seu perfil de usuário. Os perfis foram pensados de acordo com a atividade do negócio:

  • Usuários iniciais ou intermediários: São os usuários que retiram as embalagens nos higienizadores para embalar os produtos ou atravessam a mercadoria já embalada, sem concluir o uso da caixa.
    • Produtores, embaladores, atacadistas e distribuidores são, em sua maioria, usuários iniciais ou intermediários.
  • Usuários finais: São os usuários que concluem o uso das embalagens, ou seja, desembalam os produtos para venda ou consumo.
    • Supermercados, sacolões, mercearias, restaurantes, cozinhas e varejistas são, no geral, usuários finais.
  • Transportadores: Usuários autônomos que prestam serviço de coleta e transporte das caixas vazias.

A indicação correta do perfil está sujeita a análise da IDHA e é condição essencial para que sua conta seja ativada.

Como faço para receber créditos de embalagens?

Para receber créditos de caixas na plataforma IDHA, siga os passos abaixo:

 

  • No menu do aplicativo, acesse a opção EMBALAGENS;

 

  1. Toque no saldo de sua conta para abrir as opções;
  2. Clique no botão RECEBER CRÉDITOS;
  3. Para selecionar o pagador, você pode:
    • Ler o QR Code da carteirinha do pagador;
    • Ler o QR Code no aplicativo do pagador;
    • Digitar as informações da conta do pagador;
    • Selecionar em sua lista de favorecidos, caso o pagador já tenha sido adicionado.
  4. Preencha a quantidade de créditos a serem transferidos;
  5. Para confirmar a transferência dos créditos, o pagador pode:
    • Digitar a senha dele, caso a operação tenha sido realizada por meio da leitura da carteirinha IDHA;
    • Mostrar a assinatura digital no aplicativo para realizar a autenticação;
    • Acessar o extrato da conta e confirmar o pagamento dos créditos em movimentações pendentes.
  6. Pronto! Assim que o pagador confirmar a operação os créditos serão transferidos para sua conta. 

Importante: RECEBER CRÉDITOS é uma opção disponível apenas para usuários iniciais e intermediários.

Como faço para pagar créditos de embalagens?

Para realizar pagamento de créditos de embalagem na plataforma IDHA, siga os passos abaixo:

 

  • No menu do aplicativo, acesse a opção EMBALAGENS;

 

  1. Toque no saldo de sua conta para abrir as opções;
  2. Clique no botão PAGAR CRÉDITOS;
  3. Para selecionar o favorecido, você pode:
    1. Ler o QR Code da carteirinha IDHA do favorecido.
    2. Ler o QR Code no aplicativo do favorecido.
    3. Digitar as informações da conta do favorecido.
    4. Selecionar em sua lista de clientes, caso o favorecido já tenha sido adicionado.
  4. Preencha a quantidade de créditos a serem transferidos e toque em PAGAR;
  5. Pronto! Os créditos serão transferidos da sua conta para o favorecido.

Você ainda pode assistir ao nosso vídeo tutorial acessando o link do Youtube: “Todas as formas de Receber Créditos de embalagens IDHA”.

O que é extrato?

É a relação detalhada de todas as suas movimentações de créditos de embalagens operadas na plataforma IDHA.

O que são movimentações pendentes?

São transferências de créditos pendentes de confirmação própria ou de seus clientes. 

O que é um cupom de transferência?

É um meio de transferir créditos para receber embalagens de um usuário que não tenha conta na IDHA.

  • O cupom de transferência é um documento nominal, pessoal e intransferível, atrelado a uma senha eletrônica. Sua compensação é destinada, exclusivamente, a retiradas de embalagens nos higienizadores.
Como emito um cupom de transferência?

Para emitir um cupom de transferência, siga os passos abaixo:

 

  • No menu do aplicativo, acesse a opção EMBALAGENS;

 

  1. Toque no saldo de sua conta para abrir as opções;
  2. Clique no botão CUPOM DE TRANSFERÊNCIA;
  3. Indique o nome do favorecido e preencha a quantidade de créditos que você deseja transferir;
  4. Peça ao favorecido para que digite uma senha de autenticação do cupom em seu celular;
  5. Pronto! O cupom será emitido e pode ser impresso ou compartilhado via WhatsApp com o favorecido;
  6. Com o cupom em mãos, o favorecido poderá retirar as embalagens nos higienizadores digitando a senha atrelada ao documento.
Como faço um agendamento de retirada?

Agendar uma retirada de embalagens evita filas no higienizador e facilita o seu dia. Para fazer o agendamento, siga os passos abaixo:

 

  • No menu do aplicativo, acesse a opção EMBALAGENS;

 

  1. Toque no saldo de sua conta para abrir as opções;
  2. Clique em AGENDAMENTO DE RETIRADA;
  3. Indique um higienizador; 
  4. Preencha a quantidade de caixas e selecione um horário disponível;
  5. Pronto! O horário está marcado para retirar suas embalagens. Não se esqueça de verificar em seu saldo se você possui créditos suficientes para a retirada.
Posso ter mais de um usuário operando a minha conta de forma segura?

Sim, a plataforma foi desenhada para uso dentro de organizações. Na sua conta, você pode cadastrar diferentes usuários e delimitar os níveis de acesso de cada um. 

CRÉDITO E O LIMITE DE CRÉDITO

O que é o fundo investidor de embalagens?

É um fundo de investimento em embalagens formado por usuários da plataforma. Esta solução viabiliza a existência do limite de crédito e gera retorno para os investidores, por meio das cobranças de tarifas de antecipação e atraso. 

Como funciona a compensação de créditos a prazo?

Créditos recebidos de um cliente que esteja utilizando o limite são compensados, ou seja, se tornam disponíveis para uso, após um período de sete dias, já que clientes utilizando limite têm sete dias de prazo para retornar as caixas para um higienizador da rede. 

Desta forma, quando o crédito for compensado em sua conta, as embalagens já estarão disponíveis para uso no higienizador. 

Com esta solução, a IDHA garante a compensação do crédito em sua conta, mesmo com inadimplência na devolução da embalagem

Também é possível pagar a tarifa de antecipação para adiantar a compensação do crédito.

Como obtenho limite de crédito?

Obter limite de crédito é simples: você deve solicitar três indicações de fornecedores (atacadistas da CEASA) via aplicativo. 

Uma vez que seus fornecedores aprovarem suas solicitações, entraremos em contato para validarmos seus dados de cadastro e concluirmos o processo de aprovação. 

  • O limite de crédito é um benefício exclusivo dos usuários finais.
  • A análise não tem caráter financeiro, é basicamente uma validação da identidade de cliente ativo do mercado.
Por que meu saldo está negativo?

Quando você utiliza o limite de crédito concedido pela IDHA, esta transação consta em seu saldo como créditos negativos. Mas fique tranquilo, isso não é nenhum problema, é apenas a indicação de que você está utilizando uma quantidade de embalagens do limite. 

Fique atento ao vencimento do prazo de uso para evitar despesas com tarifa de atraso.

Excedi o prazo de uso do limite de crédito. E agora?

Neste caso será aplicada uma tarifa de atraso. Importante saber:

  • Com o pagamento da tarifa de atraso o usuário tem direito a permanecer com as embalagens por mais sete dias.
  • A tarifa de atraso é composta pelos custos com remuneração do fundo investidor de embalagens e gestão da IDHA.
O que é prazo de uso?

É a quantidade de dias que o usuário tem para ficar com as embalagens cedidas por meio do limite de crédito. São sete dias e antes do seu vencimento é necessário retornar as embalagens para um higienizador.

O que é limite de crédito?

São caixas disponibilizadas gratuitamente pela IDHA para usuários finais (<link), de forma a permitir sua participação em negócios sem que seja necessário adquirir embalagens.

  • A obtenção de limite de crédito está sujeita a análise;
  • A gratuidade está sujeita ao cumprimento do prazo de uso;
  • Os créditos recebidos por usuários utilizando limite são compensados a prazo.
O que é o crédito IDHA?

O crédito IDHA é uma moeda digital que circula entre as contas dos usuários de embalagens retornáveis. 

Ele tem o valor de uma caixa plástica em condições de uso e pode ser trocado por embalagens em um dos higienizadores cadastrados na rede. 

IDHA EMBALAGENS PARA USUÁRIOS INICIAIS E INTERMEDIÁRIOS - PRODUTORES, ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES

Créditos recebidos de alguns clientes são compensados em sete dias. Por quê?

Créditos recebidos de um cliente que esteja utilizando limite são compensados após um período de sete dias. 

Isto acontece porque clientes utilizando limite têm sete dias de prazo para retornar as caixas para um higienizador da rede. Desta forma, quando o crédito for compensado em sua conta, as embalagens já estarão disponíveis para uso no higienizador. 

  • A IDHA garante a compensação do crédito em sua conta, mesmo que o cliente seja inadimplente na devolução da embalagem. 
  • Também é possível pagar a tarifa de antecipação (<link) para adiantar a compensação do crédito.
Preciso comprar caixas para utilizar o sistema?

Sim, de acordo com o seu volume de comercialização. As caixas podem ser adquiridas a partir da compra ou locação em empresas do ramo.

IDHA EMBALAGENS PARA USUÁRIOS FINAIS - SUPERMERCADOS, SACOLÕES, RESTAURANTES E VAREJISTAS

Por que não consigo fazer uma saída de caixas para outros usuários?

Os usuários finais das embalagens têm o compromisso de retornar as caixas para um higienizador antes que elas sejam utilizadas novamente. 

O uso de embalagens retornáveis é positivo para todos os envolvidos na comercialização de alimentos agrícolas, mas exige responsabilidade dos usuários. O processo de higienização das caixas após cada uso é essencial para garantir a segurança alimentar e produtiva, bem como a reposição adequada das embalagens danificadas e a sustentabilidade do sistema.

Sendo assim, a plataforma IDHA não permite que usuários finais realizem saídas de caixa para usuários iniciais e intermediários. O único meio de receber créditos é entregando as embalagens para transportadores ou higienizadores cadastrados na rede.

Faça parte desta iniciativa, colabore com o giro correto das caixas e fortaleça a distribuição de alimentos em embalagens sustentáveis.

Preciso comprar embalagens retornáveis para fazer parte do sistema?

Para fazer parte da plataforma, usuários finais (<link) têm a opção de obter limite de crédito. Caso o limite não atenda às necessidades do usuário, será preciso comprar embalagens. 

Clique aqui para saber mais sobre obtenção de limite de crédito (<link)

PARCERIA COM A VERDE DIGITAL