Encontre respostas para suas perguntas.
A IDHA é um sistema para a gestão integrada da circulação de embalagens retornáveis.
A plataforma é a maneira mais simples e segura de transferir a posse de embalagens retornáveis entre pessoas e empresas, ao longo da comercialização de um produto.
Além de simplificar o controle da movimentação de suas embalagens, a plataforma:
Os benefícios das embalagens retornáveis alcançam não só produtores, atacadistas e varejistas envolvidos no processo, mas toda a sociedade:
A plataforma foi desenvolvida para pessoas e empresas envolvidas no uso de embalagens retornáveis, no mercado atacadista de frutas e legumes.
Produtores, embaladores, atacadistas, distribuidores, supermercados, sacolões e restaurantes são exemplos de usuários que fazem parte desta cadeia.
Os higienizadores são empresas parceiras da IDHA, responsáveis por higienizar, armazenar e distribuir as embalagens para novo uso.
Nas centrais de abastecimento (CEASAS), eles são essenciais para o processo logístico e para a garantia da segurança alimentar e produtiva de frutas e legumes.
Para fazer parte do sistema é preciso possuir embalagens ou limite de crédito.
É o ideal, mas não é obrigatório. Com um smartphone em mãos você pode usufruir de todos os serviços e do controle completo que o aplicativo proporciona, em tempo real. Além disso, a plataforma também pode ser acessada via computador ou pelas estações de apoio IDHA e usuários cadastrados podem solicitar uma carteirinha, que possibilita transações sem o uso do smartphone.
São três tipos de tarifa:
É o valor pago pelos higienizadores para a IDHA por retirada de embalagem realizada pelos usuários. Este é o único custo indispensável para usufruir da plataforma.
Importante: a tarifa de uso não representa o custo total de uma retirada de embalagens. Também será adicionado o valor do serviço prestado pelos higienizadores, que varia de empresa para empresa e é composto por custos com armazenagem, higienização, reposição das embalagens danificadas e outros serviços à parte.
É o valor pago quando o usuário deseja antecipar uma compensação de crédito. A tarifa de antecipação é composta pelos custos com remuneração do fundo investidor e gestão da IDHA.
É o valor pago quando o usuário excede o prazo de uso do limite de crédito. A tarifa de atraso é composta pelos custos com remuneração do fundo investidor e gestão da IDHA.
A plataforma está sendo implantada, inicialmente, na CEASA contagem, em Minas Gerais. Mas esse é só o primeiro passo de um projeto em expansão. Em breve, será possível usufruir os benefícios da IDHA Embalagens em várias CEASAS do país.
Sim, faz parte dos planos da IDHA expandir soluções para todas as CEASAS do país.
Para conversar sobre a implantação do sistema em seu mercado, entre em contato conosco através do WhatsApp (31) 9 9952-0952 ou por email contato@idha.com.br.
Sim. A IDHA Embalagens é uma plataforma inteligente e flexível, podendo ser ajustada para atender às necessidades de diferentes mercados.
Para saber mais entre em contato conosco através do WhatsApp (31) 9 9952-0952 ou por email contato@idha.com.br.
Realize o cadastro no aplicativo ou no site. Depois, acesse o ambiente de embalagens e solicite a abertura de sua conta.
Será feita uma breve análise de identidade e pronto! Logo você será avisado por email e pelo aplicativo e sua conta será ativada.
Ao realizar o cadastro, é necessário selecionar o seu perfil de usuário. Os perfis foram pensados de acordo com a atividade do negócio:
A indicação correta do perfil está sujeita a análise da IDHA e é condição essencial para que sua conta seja ativada.
Para receber créditos de caixas na plataforma IDHA, siga os passos abaixo:
Importante: RECEBER CRÉDITOS é uma opção disponível apenas para usuários iniciais e intermediários.
Para realizar pagamento de créditos de embalagem na plataforma IDHA, siga os passos abaixo:
Você ainda pode assistir ao nosso vídeo tutorial acessando o link do Youtube: “Todas as formas de Receber Créditos de embalagens IDHA”.
É a relação detalhada de todas as suas movimentações de créditos de embalagens operadas na plataforma IDHA.
São transferências de créditos pendentes de confirmação própria ou de seus clientes.
É um meio de transferir créditos para receber embalagens de um usuário que não tenha conta na IDHA.
Para emitir um cupom de transferência, siga os passos abaixo:
Agendar uma retirada de embalagens evita filas no higienizador e facilita o seu dia. Para fazer o agendamento, siga os passos abaixo:
Sim, a plataforma foi desenhada para uso dentro de organizações. Na sua conta, você pode cadastrar diferentes usuários e delimitar os níveis de acesso de cada um.
É um fundo de investimento em embalagens formado por usuários da plataforma. Esta solução viabiliza a existência do limite de crédito e gera retorno para os investidores, por meio das cobranças de tarifas de antecipação e atraso.
Créditos recebidos de um cliente que esteja utilizando o limite são compensados, ou seja, se tornam disponíveis para uso, após um período de sete dias, já que clientes utilizando limite têm sete dias de prazo para retornar as caixas para um higienizador da rede.
Desta forma, quando o crédito for compensado em sua conta, as embalagens já estarão disponíveis para uso no higienizador.
Com esta solução, a IDHA garante a compensação do crédito em sua conta, mesmo com inadimplência na devolução da embalagem
Também é possível pagar a tarifa de antecipação para adiantar a compensação do crédito.
Obter limite de crédito é simples: você deve solicitar três indicações de fornecedores (atacadistas da CEASA) via aplicativo.
Uma vez que seus fornecedores aprovarem suas solicitações, entraremos em contato para validarmos seus dados de cadastro e concluirmos o processo de aprovação.
Quando você utiliza o limite de crédito concedido pela IDHA, esta transação consta em seu saldo como créditos negativos. Mas fique tranquilo, isso não é nenhum problema, é apenas a indicação de que você está utilizando uma quantidade de embalagens do limite.
Fique atento ao vencimento do prazo de uso para evitar despesas com tarifa de atraso.
Neste caso será aplicada uma tarifa de atraso. Importante saber:
É a quantidade de dias que o usuário tem para ficar com as embalagens cedidas por meio do limite de crédito. São sete dias e antes do seu vencimento é necessário retornar as embalagens para um higienizador.
São caixas disponibilizadas gratuitamente pela IDHA para usuários finais (<link), de forma a permitir sua participação em negócios sem que seja necessário adquirir embalagens.
O crédito IDHA é uma moeda digital que circula entre as contas dos usuários de embalagens retornáveis.
Ele tem o valor de uma caixa plástica em condições de uso e pode ser trocado por embalagens em um dos higienizadores cadastrados na rede.
Créditos recebidos de um cliente que esteja utilizando limite são compensados após um período de sete dias.
Isto acontece porque clientes utilizando limite têm sete dias de prazo para retornar as caixas para um higienizador da rede. Desta forma, quando o crédito for compensado em sua conta, as embalagens já estarão disponíveis para uso no higienizador.
Sim, de acordo com o seu volume de comercialização. As caixas podem ser adquiridas a partir da compra ou locação em empresas do ramo.
Os usuários finais das embalagens têm o compromisso de retornar as caixas para um higienizador antes que elas sejam utilizadas novamente.
O uso de embalagens retornáveis é positivo para todos os envolvidos na comercialização de alimentos agrícolas, mas exige responsabilidade dos usuários. O processo de higienização das caixas após cada uso é essencial para garantir a segurança alimentar e produtiva, bem como a reposição adequada das embalagens danificadas e a sustentabilidade do sistema.
Sendo assim, a plataforma IDHA não permite que usuários finais realizem saídas de caixa para usuários iniciais e intermediários. O único meio de receber créditos é entregando as embalagens para transportadores ou higienizadores cadastrados na rede.
Faça parte desta iniciativa, colabore com o giro correto das caixas e fortaleça a distribuição de alimentos em embalagens sustentáveis.
Para fazer parte da plataforma, usuários finais (<link) têm a opção de obter limite de crédito. Caso o limite não atenda às necessidades do usuário, será preciso comprar embalagens.
Clique aqui para saber mais sobre obtenção de limite de crédito (<link)